MB Nacional: Sob o Solo

Sob o Solo conta a história de dois soldados se abrigando em um bunker subterrâneo enquanto esperam ajuda, com um deles ferido. Sem muito o que fazer além de tentar contactar reforços e conversar, nós acompanhamos a troca de conversas dos dois no enclausuramento. Essa HQ é de 2019 e foi publicada pela Editora Pipoca & Nanquim.

O título já começa me surpreendendo pela estética simples, já que estava acostumado com os outros trabalhos da Bianca Pinheiro, mas esse é o primeiro que leio do casal Bianca e Greg Stella (eles já têm outros 2 títulos publicados). Também achei que seria uma HQ de terror, como Dora (já resenhado aqui na MB), mas o foco é mais na relação entre os personagens e nas suas conversas, indo mais para o lado do drama.

As perspectivas não são boas no bunker, com um ferido e o outro sem conhecimentos médicos, então só lhes resta ficar conversando para que o outro possa ficar acordado, e torcer para que a ajuda chegue logo. Nas trocas, eles conhecem mais de si mesmos.

Repetindo o prefácio de Ramon Vitral, tenho minhas teorias acerca de toda a história, mas contar aqui estragaria qualquer ideia que vocês possam ter, então aviso que a história é muito mais do que aparenta ser.

Como comentei acima, a primeira surpresa que eu tive foi com a estética do quadrinho, utilizando somente bonecos palitos, mas que casam bem pois o foco aqui é na narrativa, e o interessante é ver pequenos quadros de algumas passagens com mais detalhes, que dão um tom ao capítulo no qual estão inseridos. Além disso, a quadrinização é bem interessante, sem uma formatação padrão, chegando a ocupar até uma página inteira.

Em relação ao acabamento, a HQ Sob o Solo possui capa dura, que creio que seja um padrão da editora Pipoca & Nanquim, e preto e branco, mas que consegue passar muito bem a movimentação dos personagens nesse espaço limitado. Temos aqui um maravilhoso trabalho da Bianca Pinheiro, mostrando sua versatilidade em publicar quadrinhos sobre diversos assuntos e conseguir, com primazia, passar sua mensagem neles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.