MB Review: Hyperventilation

Uma paixão não correspondida aos dezoito anos é reencontrada aos vinte e sete. Myeong revê seu primeiro amor dos tempos de escola, Seonho, em uma reunião estudantil entre ex-alunos. Quase uma década depois, será essa a oportunidade dos dois externarem sentimentos guardados há tantos anos?

Hyperventilation é um belo conto sobre dar uma segunda chance para o amor. Foi inicialmente uma animação de seis episódios com cerca de três minutos de duração, dirigida por uma artista coreana independente e disponibilizada online. Devido a popularidade entre os fãs de BL, foi adaptado para DVD e em manhwa de volume único que é totalmente fiel ao seu material de origem.

A narrativa do manhwa é subjetiva, não-linear, repleta de intercalações entre o passado e presente do casal. Com os quadrinhos emoldurados em preto fosco proporcionando uma agradável experiência de leitura, a HQ é dinâmica, sensorial e visualmente atraente, ideal para passar o tempo porque literalmente não possui um enredo sólido. A progressão do relacionamento de Myeong e Seonho é direta, piegas e sexy, muito sexy.

Para compensar o desenvolvimento insuficiente, o ponto forte de Hyperventilation é o jogo bem colocado de luzes dos painéis, que imprime uma linda atmosfera de devaneio à história. A paleta de cores foi minuciosamente selecionada. O ritmo acelerado da narrativa e os feixes de luz dos flashbacks flertam com o imaginário do leitor, transmitindo a sensação de encanto, um clima de nostalgia, dos anos de desejo reprimido que explodiram num lampejo de paixão efervescente.

Minha única alfinetada a respeito do manhwa é que pecaram ao cortar a cena da animação onde Seonho explica que, na verdade, não é casado e que usa a aliança em seu anelar apenas pela aparência. O anel de compromisso é um elemento catalisador que fornece tensão à história, a ausência do esclarecimento pode provocar confusão no leitor que está tendo seu primeiro contato com a obra.

Não recomendado para menores de idade devido ao conteúdo sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.