MB Animação: Dance Dance Danseur

Junpei Murao assistiu uma apresentação de balé quando criança e o espetáculo o fez se encantar pela dança de forma rápida, cintilante e explosiva. Quando mais velho, por influência das lembranças de seu pai, abandona seu desejo para aderir aos estereótipos de masculinidade. Mas o gosto pela dança ressurge, reacendendo a chama em seu coração e permitindo que tenha liberdade para viver aquilo que ama.

O balé é uma das danças de mais influência no mundo. Apesar disso, a dança ainda segue com rótulos como ‘’não virilidade”. Mas este senso-comum é desconstruído em Dance Dance Danseur, que também aborda as diferentes expressões artísticas e questionamentos em torno de uma paixão. 

A história acompanha Junpei Murao, um garoto que se apaixonou por balé ainda na infância, mas que acaba seguindo os passos do pai praticando a arte marcial do Jeet Kune Do. Ao mostrar para os colegas um movimento da luta que lembra passos de balé, é abordado com curiosidade por Miyako. A garota desperta o interesse de Junpei, quando o leva ao estúdio de balé Godai, um lugar onde pode se reaproximar de seu sonho.

É preciso dizer que, em um primeiro momento, o balé talvez não seja o elemento da história que mais chame a atenção. Uma das coisas que pode atrair o olhar do espectador que desconhece esse universo é a carismática e extrovertida existência de Junpei, um rapaz que durante sua jornada de aceitação faz com que sejamos seduzidos pelo balé.

Os detalhes da dança, suas sutilezas e as magníficas apresentações trazem uma dramaticidade bem elaborada, seja por sua caracterização visual ou pelo desenvolvimento narrativo dos personagens. As formas com que se relacionam com o balé, as diferentes maneiras com que lidam com a arte corporal e o mosaico de sentimentos são usados para nos transmitir, pela dança, os dramas da vida.

Dance Dance Danseur foi um dos anime mais notáveis dessa última temporada, mesmo com o escasso público alcançado. Algo injusto se levarmos em conta a qualidade da obra. O anime possui um casamento belíssimo entre o drama e o balé, que juntos mantém a qualidade narrativa.

Plataforma: Crunchyroll

Episódios: 11

Direção: Munehisa Sakai (One Piece: Strong World)

Estúdio: Mappa (Jujutsu Kaisen)

Gêneros: Drama 

Dance Dance Danseur é serializado desde 2015 na revista Big Comic Spirits da Shogakukan. Em 2020, o mangá foi recomendado pelo júri no 23°Japan Media Arts Festival.

O mangá é escrito e ilustrado por George Asakura, mesma autora que já produziu obras pelas editoras Piece of Cake (Shodensha) e Heibon Punch (Shogakukan). 

É reconhecida por ter ganho o Kodansha Manga Awards em 2005, com o mangá A Perfect Day for Love Letters na categoria shoujo.

A direção do anime ficou por conta de Munehisa Sakai, diretor dos filmes One Piece: Strong World (Toei Animation) e Zombieland Saga (Mappa). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.