MB Animações: Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru

Haiji é um entusiasmado universitário que possui um sonho quase impossível de ser realizado. Mas esse é um sonho do qual jamais deixou de correr atrás e com a chegada do calouro Kakeru à pensão Chikuseisou, Haiji tem agora dez membros reunidos para a maratona de revezamento que tanto sonha em participar, a famosa Hakone Ekiden, onde as montanhas são…

Diga-me, você gosta de correr? Correr é uma das práticas mais comuns na vida das pessoas e para cada uma delas existe um motivo para fazê-la. Alguns correm com a intenção de melhorar a qualidade de vida e seu condicionamento físico, já outros, tratam a corrida como disputa ou competição. Entre esses motivos está a peça que faz com que Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Corra com o Vento), torne uma coisa tão banal de nossa realidade em algo inesperadamente catártico dentro de uma animação. 

O anime acompanha um grupo de dez universitários que dividem moradia em uma pensão, com destaque especial para Haiji Kiyose, o atencioso e também insistente colega de quarto que idealizou a reunião dos membros para formar a equipe de atletismo do campus. Tudo isso com o objetivo de participar da Hakone Ekiden. Agora, convencer pessoas pouco acostumadas a correr uma maratona de alto nível, isso sim não será tarefa fácil.

No percurso da obra, não apenas os detalhes de uma corrida de atletismo são apresentados, mas também uma gama de personagens com peculiaridades, carisma e dilemas bastante únicos, o drama no anime atrelado ao elemento corrida torna-se um dos elementos mais fortes e impressionantes da história. A narrativa explora a realidade e os objetivos de cada um dos rapazes, ao mesmo tempo que mostra a busca de Haiji em realizar seu sonho.

Com uma direção de animação muito competente em seus 23 episódios, o roteiro é dinâmico e desenvolve as mais variadas motivações humanas na busca por um objetivo em comum. A trilha sonora é capaz de nos envolver e nos permite imergir em uma atmosfera libertadora existente apenas no simples ato de correr. A junção de todos os motivos particulares faz com que a jornada coletiva seja uma experiência única. Vale a pena conferir, corra com o vento.

Plataforma: Crunchyroll

Episódios: 23

Direção: Kazuya Nomura (Yuukoku no Moriarty)

Estúdio: Production I.G (Haikyuu!!)

Gêneros: Esportes, Drama 

O anime adapta uma novel de mesmo nome escrita por Shion Miura em 2006.

Além do anime, em 2009 a novel recebeu uma adaptação em live action chamada Feel the Wind, dirigida por Sumido Omori.

A Hakone Ekiden retratada em Kaze ga Tsuyoku Fuiteru realmente existe no Japão. A corrida universitária de revezamento é uma das provas do atletismo mais tradicionais no país e o regulamento para inscrição retratado na animação, também é fiel à realidade. Exemplo disso é a obrigatoriedade de que cada equipe tenha dez membros.

A emocionante e frenética trilha sonora foi composta por Yuuki Hayashi. O músico renomado já trabalhou na composição de trilhas de animes como Boku no Hero Academia (2016), Haikyuu!! (2014) e Death Parade (2015).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.