MB Review: Vida nas Sombras

Kumiko, uma viúva de 76 anos, é internada em uma casa de repouso por suas filhas, mas esse não é o lugar onde quer estar. Ela foge e encontra um pequeno e aconchegante apartamento, mantendo a localização em segredo enquanto se comunica virtualmente com sua filha mais velha. Porém, algo a seguiu desde sua antiga residência – a sombra da Morte.

“Ninguém quer que lhe digam como viver.”

Kumiko já não é tão jovem quanto sente. Suas filhas estão preocupadas com a mãe vivendo sozinha em casa sem alguém por perto e receiam que aconteça o pior. Por isso entram em contato com uma casa de repouso. 

A viúva não gostou nem um pouco do novo lar. Se sente incomodada com o barulho, o ambiente, as pessoas… e é nesse momento que decide fugir da casa de repouso. Mas em seu caminho para a liberdade, Kumiko foi seguida pela sombra da morte.

“Quando era criança, jogamos sal para trás depois do funeral do tio-avô para a morte não nos seguir até em casa. É legal ver tradições atravessando épocas.”

Agora a mulher vive em um novo apartamento e se diverte com os pequenos prazeres cotidianos: decorar o quarto como quer, comer o que der na telha e nadar na piscina comunitária. 

Porém, nem tudo são flores na vida divertida de Kumiko, pois a presença da sombra da morte começa a ficar cada vez maior, preparando-se para recolhê-la. Ela está pronta para lutar contra a sombra, mas por quanto tempo será capaz de fugir?

“Ninguém deveria ser levado antes do tempo.”

Lançada em 2022 pela Editora Conrad, Vida nas Sombras conta a história de uma mulher idosa buscando novos rumos para sua vida enquanto tenta se esconder da sombra da morte. 

Em uma jornada emocionante, Hiromi Goto e Ann Xu mostram uma personagem brilhante, inteligente e forte. Já na capa a história mostra uma mulher decidida a encarar os desafios que aparecem em seu caminho. 

Kumiko representa a vontade em ser autossuficiente e o desejo de viver. Ela quer viver a vida dela sem que outras pessoas atrapalhem o seu estilo de vida e mais do que tudo anseia por vida. Ela não está pronta para deixar esse mundo ainda.

A trama traz reflexões sobre o medo que possuímos de envelhecer. Da mesma forma, questiona a ideia de que a vida acaba quando envelhecemos. Assim como Kumiko, todos envelheceremos um dia e isso não será o fim. 

Nesta HQ fantástica, o enredo começa lento, mostrando o cotidiano e o isolamento da personagem. A partir do momento em que conhece e se reencontra com com os outros o ritmo acelera e a história ganha momentos de tensão.

Acredito que as autoras conseguiram passar muito bem a mensagem, sem se tornar muito enfadonho. Foi uma leitura muito divertida, ao mesmo tempo que traz reflexão, além de possuir quadros lindos. Todos deveriam conhecer Vida nas Sombras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.