MB Review: Complicado

Complicado de Natsume Ono conta de forma não linear a história de Ian, um homem que com uma vida nada ordinária e cheia de eventos que qualquer um duvidaria. Apesar de Ian ser o objeto central da história, ele interage com vários personagens com histórias ricas e instigantes.

Ono por si só já tem um estilo bastante característico, onde a interação de seus personagens com o mundo tendem a questionamento a si mesmos e a quem os lê. Apesar de ter obras com temas muito diferentes, sempre lidamos com esses questionamentos e Complicado é uma obra daquelas que se sobressai em seu processo de escrita. Muito além de introduzir questionamentos, Ono o faz sutilmente permitindo com que qualquer público possa compreender. Acho isso bem difícil julgando que mangakas tornam isso um cult, o que não é o caso aqui.

A história, ao contrário do que geralmente lemos, se passa nos Estados Unidos, somos inseridos no mistério de quem é Ian e porque o autor quer escrever sobre sua vida. Em um segundo momento vamos para os tempos atuais onde Ian encontra Irene, uma jovem que tenta fugir do controle de seu pai. Ao pensar que Ian é um mendigo, o chama para comer, com a intenção de que pensem que ele é seu namorado. Irene percebe que Ian não é um mendigo e que apenas estava dormindo, começa a perguntar sobre sua vida e é a partir disto que a história se desenrola. O rapaz, que inicialmente só estava em busca de sua irmã, passa por inúmeras situações, o que o leva a vivenciar vários lados da vida.

Complicado é um mangá completamente fora do comum, apesar das várias turbulências ao longo da história e de ser algo que muitas vezes foge a identificação do público, é uma história instigante que do começo ao fim nos leva a questionar nossas vidas e como cada atitude que tomamos pode ter grandes consequências na vida das pessoas. Como disse anteriormente, o que sobressai é como um tema muitas vezes tão complexo pode ser tratado com tamanha sutileza, não precisando um desenho tão elaborado, mas apenas de uma história bem contada, o que faz toda a diferença. De tão marcante é, torna-se um título essencial. Além disso, a edição está simplesmente bela e o preço, mesmo para uma edição de bolso, vale muito a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *