MB Review: A valise do professor

Tsukiko é uma mulher solteira de 37 anos que leva uma vida entre o trabalho no escritório e uma rotina solitária. Certo dia, em uma de suas idas ao bar, reencontra um antigo professor dos tempos de ensino médio, com quem começa a dividir drinques e petiscos. Confira nossa resenha do novo lançamento de Jiro Taniguchi pelo Pipoca e Nanquim!

Ao terminar A Valise do Professor, a primeira constatação é a de que Jiro Taniguchi tem uma habilidade fora do comum para traduzir a sensibilidade humana em suas histórias. Ainda que esta não seja uma obra original – adapta o livro homônimo de Hiromi Kawakami, lançado no Brasil pela (@eeliberdade) – imprime em suas páginas um detalhismo à ambientação que casa muito bem com outras de suas grandes obras.

Vale dizer que esta é uma adaptação bastante fiel ao livro, aliás, o que fica claro tanto a quem já havia lido a versão original quanto a quem lê a entrevista com ambos ao final do mangá. A autora destaca o respeito que o mangaká teve até mesmo com os diálogos.

E aqui foi o único ponto que me pegou. Para esta resenha, tomei o cuidado de conhecer o livro anteriormente. Mas ler o mangá, principalmente na sequência, me fez ter a sensação de folhear exatamente a mesma história duas vezes. Não me ajudou, ainda que considere isso um ponto a favor da edição, terem o mesmo tradutor. Ao menos a história era boa.

Mas há diferenças. Senão na história, na forma como Taniguchi trabalha a composição de cenários. Seu traço – bastante característico a quem vem acompanhando os muitos lançamentos seus por aqui – casa muito bem com a trama construída por Kawakami, que por sua vez, tem muito do jeito do mangaká de contar histórias.

A nudez da protagonista é algo que merece atenção. A escritora sempre deixou claro no conteúdo original tratar-se de uma mulher comum, de seus trinta e tantos anos, que não tem preocupações estéticas. E é incrível como Taniguchi capta isso ao expô-la durante uma situação bastante comum.

Pra fechar, pode ter sido impressão minha, mas achei a tal valise do professor mais relevante no livro. O que talvez sirva para justificar melhor o título, mas não prejudica a poética do final. Ótimo lançamento do @pipocaenanquim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *