MB Nacional: Héros Americains
Héros Americains é um projeto experimental de Amilcar Pinna e Yuri Moraes, que em curta metragem conta a história de Coraline, que vive em meio aos subúrbios juntos aos elfos. Em uma ambientação diferente e moderna, eles vivem de forma desregrada e, no meio disso, Coraline conhece DJ e é aí que nossa história começa.
O quadrinho em si é bem curto e diria que funciona muito bem (como comentado na própria HQ, como um videoclipe ou um curta metragem), a história de Coraline é turbulenta e a garota, já rodeada de problemas dentro de si, acaba se metendo em uma grande confusão. Não há muito a falar sem dar spoilers, mas este simplesmente é um quadrinho não convencional.
Acredito que a arte é o que mais se sobressaiu na minha leitura, alinhada de muitas referências a filmes e séries. Também temos muito aquela ponta de mangás meio cyberpunk. Adoro também como a arte traz uma linguagem e como nos transporta para antes dos anos 2000 e, ao mesmo, tempo a um local atemporal. Isso não só com os quadros, mas com as roupas dos personagens e seus estilos.
Esse é um tipo de quadrinho nacional que foge muito da curva. Eu queria ler muito mais sobre a história dos personagens antes e depois da narrativa apresentada e realmente experienciar isso com uma música da qual faria quem o lê atravessar uma barreira e ter uma experiência artística. De certa forma até vejo isso numa exposição.
Apesar de curto, Héros Americains é uma experiência em forma de quadrinho e muito bem executada. A única parte negativa são suas poucas páginas.