MB Review: Dragon Ball Gaiden – Aquela Vez Que Reencarnei Como Yamcha

O que você faria se sofresse um acidente e acordasse dentro do seu mangá favorito? Provavelmente se assustaria e logo acharia incrível, correto? Mas e se logo após isso você descobrisse que reencarnou como um dos personagens mais fracos da trama?

Escrito e desenhado por Dragon Garow Lee, o mangá foi originalmente publicado entre 2016 e 2017 pela revista digital Shounen Jump +, da editora Shueisha, e foi completo em volume único.  A história retrata um estudante fã de Dragon Ball que sofre uma queda, bate a cabeça, e quando acorda, percebe que está no corpo do Yamcha, um dos personagens mais fracos da trama. 

Acontece que por conhecer muito a obra, ele sabe que Yamcha não só vai morrer mais de uma vez, como também vai perder a Bulma para o Vegeta e se tornar uma piada entre os fãs. A partir desse momento, ele tenta alterar a história do personagem dentro do mangá. E é aí que a trama brilha. É muito divertido ver o Yamcha conseguindo dar a volta por cima e não sendo morto por um Saibaman, por exemplo. Ou ver o personagem participando ativamente da luta decisiva contra o Vegeta, na saga dos Saiyajins. Em um determinado momento, Yamcha até mesmo encontra “alguém como ele”.

É evidente que o autor tem muito amor por Dragon Ball, já que vários detalhes e referências que estão presentes, só podem ser observados por alguém que tem conhecimento da história. O traço de Dragon Garow Lee é outra coisa que vale destacar. Ele consegue emular perfeitamente o traço do Toriyama. Por mais que seja possível perceber algumas diferenças, principalmente em ângulos, arrisco dizer que a arte de Garow Lee casa melhor com DB que a arte de Toyotaro, que também é excelente.

Dragon Ball é meu mangá favorito, portanto, ao mesmo tempo em que sou suspeito para fazer esse resenha, também me atentei muito a pequenos detalhes, e posso afirmar que fiquei muito empolgado com o que li. Algo que me deixou insatisfeito foi o potencial não aproveitado. A obra faz alguns saltos temporais e passa por cima de diversos acontecimentos importantes. O que é uma pena, pois além de deixar aquela sensação de “quero mais”, daria tranquilamente uma série curta de uns 5 volumes. 

Dragon Ball Gaiden é extremamente divertido e mais que recomendado para qualquer fã da obra e dos personagens. Você não precisa saber de todos os detalhes do mangá original para ler, mas sem dúvida, os fãs mais assíduos são os que vão melhor aproveitar a história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *