MB Review: See You In My 19th Life
Juwon tem 12 anos e é a filha mais velha de uma família rica. Uma garota que não aparenta ter a idade que tem, sempre se mostrando madura e consciente de suas próprias palavras. Seoha é alguns anos mais novo que Juwon, um menino agitado, mal educado, cuja personalidade entra em conflito com a da jovem. Porém, por trás da personalidade sensata de Juwon existe um segredo que ela esconde de sua família: ela se lembra de suas vidas passadas.
A garota está atualmente em sua 18ª vida e tudo em sua rotina é considerado entediante. Para alguém que já viveu tanto é difícil encontrar fascínio na vida mundana de uma criança de sua idade atual. Mas o convívio com Seoha acaba trazendo animação para sua vida, que se torna um pouco mais interessante.
Juwon lembra bem quem ela foi e o que ela fez em suas vidas passadas através de memórias que são recuperadas normalmente quando ela atinge entre 8 e 12 anos de idade. Em uma das duas vidas mais recentes, o eu do passado de Juwon era mágico e suas habilidades em fazer pequenos objetos desaparecerem acaba chamando a atenção de Seoha.
Como qualquer outra criança, Seoha fica encantado com o talento de Juwon, o que acaba quebrando o gelo entre essas duas crianças com personalidades tão diferentes. Além de sua mãe e irmã mais nova, Seoha passa a ser uma presença constante na vida da garota, que acaba se apegando.
Um dia, enquanto a menina planeja uma surpresa de aniversário para o jovem amigo, ambos sofrem um terrível acidente e a 18ª vida de Juwon chega ao fim. Em seu último momento de vida ela deseja que na próxima vida ela ainda se lembre de seu amigo. E, quando chegou à sua 19ª vida, foi exatamente o que aconteceu.
Jieum nasceu em uma família pobre e complicada. Sua mãe a abandonou quando ela tinha quatro anos, seu pai é alcoólatra e seus irmãos são uns inúteis que roubam o pouco dinheiro que a menina consegue juntar.
Apesar de uma vida ordinária, não há nada comum nessa garota. Vista por alguns como uma criança prodígio, a pequena Jieum está vivendo sua 19ª vida e, assim que suas memórias são ativadas, ela só pensa em uma coisa: reencontrar seu amigo.
Ela consegue dinheiro para estudar e formar-se na faculdade. Tudo o que ela faz, suas escolhas, incluindo onde ela irá trabalhar, é feita com o único intuito de um dia rever seu antigo amigo. Porém, agora um homem adulto, a criança pela qual ela era fascinada vive no exterior e ela não faz ideia de quando ele irá voltar para a Coréia do Sul.
Mas desejará o destino que esses dois amigos tenham seu predestinado encontro e um laço que uma vez foi rompido irá se reerguer.
Jieum é persistente, alguém que já viveu muitas decepções e tenta não criar expectativas acerca das pessoas em sua vida. Por um longo tempo ela tentou evitar reencontrar alguém de seu passado, mas, apesar de não terem convivido por tantos anos, Seoha foi na vida de Juwon uma esperança que ela não sabia que ainda era possível ter.
Sua história é comovente e faz com que você sempre torça para que ela consiga atingir seus objetivos. Ela tenta pressionar as memórias passadas de Seoha para que ele a reconheça. Entretanto, ela não imaginava o quanto sua morte foi marcante na vida do garoto, deixando cicatrizes que ele ainda não superou.
Seoha experimentou muitas decepções em seu curto tempo de vida, mas nada o chocou tanto quanto a morte de seu amor de infância. Ter presenciado a morte de Juwon tão tragicamente o faz viver em culpa por todos os anos que seguiram. Uma culpa que apenas Jieum será capaz de livrá-lo.
See You In My 19th Life é um webtoon maravilhoso. Uma história arrebatadora com um romance que ultrapassa as barreiras da vida e da morte. Uma jornada encantadora que tem seu, mais que esperado, final feliz.
Em 2023 a história foi adaptada para a televisão com um elenco que deu vida muito bem aos seus personagens, apesar de, pessoalmente eu preferir o plot do webtoon. O k-drama possui apenas 12 episódios e está disponível para assinantes Netflix.