MB Review: Diário dos gatos – Yon & Mu
Diário dos gatos: Yon & Mu é um mangá autobiográfico do mestre Junji Ito baseado em seu aprendizado como tutor de gatos. Apesar dele ser conhecido mundialmente por seus trabalhos de terror, nesse mangá mostra uma outra faceta sua. Uma obra com um tom mais cômico e leve, mostra o cotidiano seu e de sua esposa junto de seus gatos.
Lançado ano passado (2022) pela editora JBC, “Diário dos Gatos: Yon & Mu” foi uma grata surpresa, não por ser mais uma obra de Ito publicada no Brasil, mas por vir pela editora JBC já que atualmente as editoras que mais publicam os trabalhos do autor são: Pipoca & Nanquim, Devir e DarkSide. A aposta da editora não podia ser melhor. Uma comédia autobiográfica do mangaká com toques leves de terror chama bastante a atenção de seus fãs e até mesmo de quem nunca leu nada dele.
A obra possui dez capítulos com situações rotineiras envolvendo gatos, desde a fuga de casa de um dos felinos até a ida ao hospital para castrar o bichano. Inclusive, essa obra vai agradar com facilidade os donos de gatos que devem se identificar com diversos momentos da leitura. Outro ponto forte da obra é seu humor pouco típico que deve tirar risadas em doses regulares, ainda mais nas cenas em que o autor mistura um pouco de terror às diversas caras e bocas extremamente exageradas que ele mesmo faz quando tenta capturar a atenção dos bichinhos.
A obra ainda é acompanhada de alguns extras como as fotos de Yon e do Mu, uma sessão de perguntas ao autor, um posfácio que conta um acontecimento de sua vida e dois quadrinhos curtos envolvendo o autor, a esposa e seus gatos.
Sobre a edição, a JBC optou por capa cartão com orelhas, uma nova arte de capa – apesar da arte original vir incluída no final da edição – e efeito na capa para que brilhe no escuro. A edição ficou bonita e confortável e é ótimo para levar na mochila para ler durante uma viagem. O trabalho da editora é excelente e não deixa a desejar em nada em relação à edição gringa.
Diário dos gatos: Yon & Mu é um fascinante e encantador trabalho mostrando as situações do dia a dia de um mangaká de terror. O tipo de leitura leve e prazerosa que nos tira bons sorrisos com cada situação apresentada, uma obra imperdível para os apaixonados por gatos e por Junji Ito.