MB Review: Oleg

A HQ onde o quadrinista nos leva a passear em crônicas de sua vida, enquanto ele mesmo atravessa um período de hesitação criativa. Venha conhecer mais sobre o mundo de Oleg. 

O quadrinho, autobiográfico em sua característica, já se distancia dos quadrinhos de gêneros mais convencionais dentro da cultura pop. O retratar pessoal da vida de quem produz é essência do gênero, e podemos dizer que Oleg se encaixa muito bem nesse quesito.

Assim como na premiada HQ Pílulas Azuis, Frederik Peeters retorna a mais um trabalho que se aprofunda no seu mundo particular, vinte anos depois, em 2020. Através do alter ego Oleg, o autor expõe o período em que passa por uma crise criativa, momentos de inquietação entre a adversidade, até decidir basear o que viveu neste tempo nesta HQ.

Conhecemos o perfil do artista, o questionador apurado de criticidade, que demonstra de forma sincera, a sua relação com a profissão que exerce, e com a família que ama: a companheira, a qual confia todas as suas ideias, e a filha, que se mantém presente ao seu lado.

Ao decorrer das páginas, se vê a capacidade imaginativa de transportar o clima de situações do cotidiano no quadrinho. Mas Oleg ainda traz um outro lado disso, ao expor sentir, às vezes, algo impossível e desonesto, ao buscar transmitir as minúcias de nossa realidade.

Isso traz a consciência de que mesmo a história autobiográfica, ela ainda irá possuir pedaços ficcionais. Em exemplos da HQ, o alter ego, os acréscimos de sua narração ou as metáforas ilustradas, um desenhar que se adapta em cima do que é real.

A compreensão também existe ao introduzir questões de nosso cenário atual, ao retratar as indagações do quadrinista, que está cada vez mais resistente ao acompanhar as mudanças em seu redor. A extrema dependência do mundo pelas redes tecnológicas, as cobranças por produção e sucesso, e a distância entre as pessoas, por conta da própria distância em seus pontos de vista.

Oleg é publicado aqui no Brasil pela Editora Nemo e traduzido por Fernando Scheibe. O quadrinho permite uma leitura que é fácil de se conectar. Seja atravessando por aspectos do que é real ou não, em mergulho pela inspiração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *