Darkside BooksMangás

MB Review: O Livro dos Insetos Humanos

O mangá entrega uma história intrigante, com uma protagonista que desperta diversos sentimentos no leitor. Paralelamente, a obra faz um retrato do Japão, do mercado de mangás e da carreira do autor em sua época.

Sempre preferi as tramas adultas criadas por Osamu Tezuka, mesmo que o autor seja conhecido, num primeiro momento, por obras infantis como Kimba e Astro Boy, por exemplo. O Livro dos Insetos Humanos é um mangá que exemplifica bem o dinamismo e a enorme capacidade do autor em produzir histórias dos mais variados gêneros. Não à toa, é chamado de “Deus dos Mangás”. 

Publicado no Brasil pela Darkside Books e originalmente no Japão entre maio de 1970 e fevereiro de 1971 na revista Play Comic, da editora Akita Shoten. O mangá está completo em volume único. 

Toshiko Tomura foi premiada por sua obra “O Livro dos Insetos Humanos”, mas mesmo muito jovem, antes de se tornar escritora, ela já vencera uma competição internacional de design e também era uma atriz consagrada em seu grupo de teatro. Entretanto, guarda alguns segredos em sua mente perturbada onde nada é o que parece ser. 

A história à primeira vista parece tratar de uma jovem que faz de tudo para alcançar seus objetivos, inclusive matando e manipulando pessoas. Contudo, a história se revela mais profunda quando levamos em conta o nome da obra e o contexto em que ela foi escrita. Tezuka sempre achou o mundo dos insetos uma caricatura do mundo humano e sua protagonista passa por várias “metamorfoses” ao longo de sua trajetória, assim como um inseto que sai do casulo e troca de casca ao longo de sua vida. Ao mesmo tempo, faz uma autocrítica, pois quando o mangá foi publicado, o autor queria se reinventar pois a geração de leitores que cresceu com ele já estava envelhecendo e deixando de procurar histórias infantis. Em paralelo, autores como Shotaro Ishinomori, que inclusive foi assistente de Tezuka, estavam se destacando. Por conta disso, ele também precisou passar por uma “metamorfose” em seu processo criativo.

O Livro dos Insetos Humanos é uma obra incrível, que nos mostra muito o panorama da carreira do autor naquele momento, ao mesmo tempo que traz uma protagonista emblemática e com profundas questões psicológicas. Recomendadíssimo para quem gosta de histórias adultas e bem desenvolvidas, além de ser em volume único.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *