MB Review: Contos Esmagadores
Contos Esmagadores reúne histórias que abordam pessoas esmagadas, sendo metafórica ou literalmente por obsessões e entidades sobrenaturais. De quebra, a edição da editora Pipoca e Nanquim traz um belo mimo para todos os fãs do mestre Junji Ito, 4 cards colecionáveis que no final da coleção contarão com uma caixa de baralho para guardar os cards!
Publicado em 2013 no Japão, Kaidan (Contos Esmagadores) é o volume final da coleção “Ito Junji Masterpiece Collection”. Temos reunidos aqui 14 histórias diferentes que possuem em comum o “esmagamento” do corpo humano realizado das formas criativa e bizarras como só a mente do Junji Ito poderia conceber.
Esse encadernado é sem sombra de dúvidas um dos melhores materiais com o suprassumo do horror presente na carreira do nosso querido mangaká. São histórias que vão desde uma garota com distúrbios alimentares alimentada por morcegos que cospem sangue até um colecionador de livros obcecado por sua coleção. Este último conto em especial é muito bom, mas foi porcamente adaptado no episódio 6 de “Junji Ito: Histórias Macabras do Japão” pela Netflix.
Assim como em “Contos de horror da Mimi”, aqui temos Junji Ito no auge de sua arte sem o uso dos recursos digitais frequentes em seus trabalhos atuais. Para aqueles que, assim como eu, amam a arte do senhor Ito realizada nos moldes tradicionais, esse encadernado é de encher os olhos!
É difícil escolher uma história como favorita, mas gostaria de enfatizar 4 delas em questão. “A escuridão que suga sangue” é o conto que abre a edição. Nele vemos uma jovem moça após levar um fora do rapaz que gostava. Depois da desilusão, decidi fazer uma dieta extrema para se parecer com uma modelo e esfregar na cara do rapaz. Mas como essa é típica em uma história do mestre Junji Ito, não iria parar apenas nisso e vemos problemas que começam em um sonho com chuvas de sangue e termina em um stalker doente que cria morcegos vampiros! Esse é sem dúvidas um dos melhores capítulos de abertura nos mangás do Ito.
Os outros destaques ficam para 3 histórias inéditas de Souichi. “O mistério da casa dos horrores”, “A frente avançada do Souichi” e “O animal de estimação do Souichi”. Para aqueles que acharam Souichi insuportável no seu encadernado próprio (As egocêntricas maldições de Souichi”), fica aqui um alerta para que não pulem essas três histórias. Em “O mistério da casa dos horrores”, Ito nos apresenta uma versão mais velha do personagem e ainda traz outra personagem icônica de seus trabalhos. Já “A frente avançada do Souichi” achei bem anti-climático. Ainda assim são ótimas histórias e valem a leitura, assim como o capítulo seguinte focado no mais novo animal de estimação da família de Souichi que rende um típico desfecho da maioria das histórias do personagem.
Portando, Contos Esmagadores é um encadernado que segue o mesmo padrão das edições anteriores da editora Pipoca & Nanquim, mas com um plus com os belíssimos cards colecionáveis. Uma edição caprichada que agradará bastante os fãs do mestre Junji Ito e é obrigatória na coleção!