MB Review: Lovecraft
“Lovecraft”, com arte do argentino Enrique Breccia, roteiro de Hans Rodionoff (para o cinema) e adaptado para os quadrinhos por Keith Giffen, é uma história de terror biográfica daquele que é considerado um dos maiores escritores do horror cósmico, H. P. Lovecraft.
Este é o terceiro álbum do Breccia filho pela Comix Zone, que já lançou anteriormente “Che” (com participação do seu pai Alberto Breccia) e “De Mar a Mar”.
Embora tenha elementos biográficos da vida de H.P Lovecraft, passando pela sua infância, perda dos pais, a relação com seu avô, carreira e até o casamento com Sônia, a obra é uma ficção que mistura os elementos de terror, como os monstros criados por Howard, com a sua realidade. E se eles realmente existissem?
Esta edição já havia sido publicada anteriormente no Brasil pela editora Devir em 2006 e o material publicado pela CZ é fiel ao formato original americano, com uma nova tradução e 144 páginas coloridas em papel couchê. Inclusive, a nova versão ganhou uma arte de capa nova e exclusiva pelo próprio Breccia.
Ainda que as obras de H.P. Lovecraft já tenham sido bem exploradas no cenário nacional, tanto através de livros quanto adaptação de seus contos para quadrinhos, este material não é “mais do mesmo”. Eu garanto para vocês: é genial e uma das melhores histórias que li neste ano. É incrível ver como os autores conseguiram misturar a biografia de Howard com o universo criado por ele.