MB Review: Dead Dead Demon’s Dedededestruction

Com o recente lançamento do último volume do mangá Dead Dead Demon’s Dededededestruction de Inio Asano aqui no Brasil pela editora JBC, surge a dúvida: Afinal, do que se trata a obra de fato? E a leitura vale a pena? Bem, é isso que vamos descobrir!

O mangá começa com uma nave gigante lançada nos céus de Tóquio, deixando a população em um estado de incerteza e ansiedade. Três anos após a invasão, a vida continua em uma estranha normalidade, enquanto os personagens principais, as estudantes Kadode e Ouran, navegam por um mundo onde a iminência de um ataque é constante. A trama mescla elementos de ficção científica, drama e slice-of-life.

Asano utiliza da invasão como pano de fundo para explorar questões sociais e políticas atuais no Japão. A obra tenta representar a forma como a sociedade lida com a militarização e os impactos econômicos que uma invasão pode trazer. A crítica social é entrelaçada com o humor característico do autor, e uma certa frivolidade, criando um contraste entre a leveza do cotidiano e a gravidade da situação. Asano não se  esquiva de temas complexos, abordando desde a alienação das massas  e até tecendo críticas ao governo  atual.

Kadode e Ouran são o coração do mangá. A amizade das garotas e suas vidas escolares são exploradas muitas vezes e faz com que a gente sinta-se mais próximo delas. Kadode, com seu jeito introspectivo, e Ouran, com sua energia vibrante, representam as duas faces da juventude enfrentando um futuro incerto. Os personagens secundários, como o irmão de Ouran e as outras colegas da escola, também tem diversas facetas e são personagens que tem importância na trama.

DDDD é mais do que apenas uma história de aliens invadindo a terra pela perspectiva de duas garotas. É uma obra que questiona a condição humana, a nossa capacidade de adaptação e resistência, e a forma como lidamos com crises existenciais. Uma narrativa, por vezes melancólica, por vezes esperançosa, levando a gente a refletir sobre nossas próprias vidas e escolhas. Asano consegue capturar a juventude em um mundo assustador, fazendo com que a história ressoe profundamente com o público.

Com o seu último volume finalizando a trama, DDDD é uma mangá que desafia as expectativas e oferece uma narrativa que é ao mesmo tempo épica e íntima. Com certeza vale a pena ler. A obra de Asano é um lembrete do quão forte é sua capacidade narrativa em trazer os aspectos mais profundos e complexos da vida humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *