MB Review: Bus Hashiru – Os Passageiros do Amor
“Bus Hashiru: Os Passageiros do Amor” é o segundo mangá lançado pela editora Mythos que marcou a sua reestreia no mercado de publicação de quadrinhos japoneses.
A obra foi escrita e desenhada por Mizu Sahara (pseudônimo da mangaká Sumomo Yumeka), e teve seus capítulos pré-publicados entre 2005 e 2007 na revista Comic Bunch, da editora Schinchosca. No final daquele mesmo ano, a editora compilou a coletânea de contos em um único volume.
Ao total são seis histórias divididas em duas partes. A primeira, chamada de “Bus Hashiru”, com os contos “Parada da Rua Eboshi”, “Parada do Céu que se Curva”, “Parda da Rua das Cerejeiras” e “Previsão do Tempo”. A segunda, “Mundo de Arco-íris”, traz as histórias “Ladrão de Óculos” e “Uniforme de Adulto”.
Embora os contos contenham histórias curtas, fechadas e independentes entre si, todas elas se assemelham em único ponto: o romance! Inclusive, na primeira parte, todos os contos tem como ambientação ônibus ou paradas de ônibus. O grande destaque fica para a primeira história que abre bem este volume único. Em contrapartida, a segunda parte traz como ambientação a descoberta do amor entre colegiais.
Por se tratar de uma obra que engloba diversas histórias, sempre haverá alguns contos melhores do que outros. Todavia, de um modo em geral, este é um ótimo mangá! A autora consegue entregar o que propõe: contos com bastante drama e romance que prendem o leitor.
Por fim, quanto a edição da Mythos, ela segue o padrão do primeiro mangá publicado pela editora (“A Feiticeira do Castelo”). Não há páginas coloridas e nem capa com orelhas. A edição é relativamente simples, mas bem maleável de se ler.